terça-feira, 13 de outubro de 2015

Wolf Totem (2015)

Acabei de ver: Wolf Totem (2015)

O Francês Jean-Jacques Annaud que continua proibido de entrar na China depois do filme que fez com o Brad Pit sobre o Tibete... lá arranjou uma escapatória para dirigir este Wolf Totem passado precisamente entre a fronteira da China e da Mongólia.

Wolf Totem é um filme sobre um estudante de Beijing que é convidado a viver como um nómada na Mongólia onde conhece alguns dos inimigos deste povo nómada, que são precisamente os lobos! Dividido entre o seu conhecimento do mundo moderno e as tradições do povo que lhes forneceu "abrigo", o estudante acaba por adoptar como animal de estimação um pequeno lobo que mudará para sempre o seu sentido da vida.

Jean-Jacques Annaud há muito que é conhecido por trazer animais para os seus filmes, e neste Wolf Totem trouxe dezenas deles criados e treinados durante vários anos só para aparecerem em alguns minutos neste filme. A cinematografia na obra é bastante interessante principalmente nos momentos onde não existem diálogos e onde existe lugar para mostrar as planíces ... Assim como a banda sonora, esta a cargo do conhecido compositor James Horner.


E nisto de filme com animais, existe claro uma forte carga emotiva embora por outro lado exista também alguma violência que provocará alguma "ira" nos grupos de defesa dos animais. Mesmo sabendo que tudo não passa de um filme. Mas um filme como este rodado em plena China, acabo eu mesmo por pensar nessa possibilidade. A de animais maltratados durante a rodagem...

O Wolf Totem é um filme mediano para Jean-Jacques Annaud, o que é dizer ainda assim que vale bem a pena ser visto por vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: