sábado, 2 de fevereiro de 2019

Apagar pastas vazias com um comando (Consola de Linux)

Imaginem a seguinte situação... varias pastas vazias ou múltiplas pastas espalhadas por diversas pastas e sub-pastas e como apaga-las de uma forma rápida e segura ?

Bem este é um "problema" originado pelo meu servidor unRaid que através da copia de ficheiros pela rede com o rsync acaba por criar com pastas a ficarem vazias em alguns discos do servidor. O sistema de ficheiros de unRaid pode copiar pastas e o seu conteúdo e espalha-lo por diversos discos conforme o nosso critério o que resulta no problema descrito. Mas este é só um exemplo pois pastas vazias pode haver em qualquer sistema e em qualquer disco.



Recorrendo ao terminal de Linux com o comando "find" podemos dar um jeito nisto de uma forma fácil e segura apagando todas às pastas vazias de uma só vez.

Com o seguinte comando podemos primeiro ver que pastas estão vazias:

find -type d -empty -print

E com o seguinte comando podemos então apagar todas às pastas que se encontram vazias:

find -type d -empty -delete

O comando apaga só mesmo às pastas que estão vazias e qualquer sub-pasta vazia deixando pastas com conteúdos intactas. Podem sempre efetuar um backup antes de recorrer a esta dica, no entanto esta é uma forma bastante segura de o fazer em qualquer sistema Linux com o comando "find".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: