terça-feira, 30 de julho de 2019

OrangePi Zero com Armbian e CNC.js

Para desenjoar um pouco dos Raspberrys adquiri um novo mini-computador para a colecção... desta vez um OrangePi Zero!


Esta placa já têm uns bons 2 ou 3 anos de mercado, mas continua interessante por se tratar um de modelo Quad-Core com Chipset AllWinner H2. Custa menos de metade de um Raspberry e serve muito bem para um servidor sem monitor para correr alguns serviços. Por aqui a intenção é servir como computador para a maquina de CNC que tenho correndo o aplicativo CNC.JS principalmente!

É barato já trouxe caixa e um "chapéu" com mais duas portas USB extras. O sistema operativo que instalei no cartão MicroSD é o Armbian que já utilizo há muitos anos na Cubietruck. É bastante estável pois é baseado no Debian Linux.


Pode parecer desnecessário, mas ter um pequeno computador junto da maquina de CNC para controle e funcionamento dos trabalhos dá um enorme jeito. Evita ter que andar com cabos e extensões ou movimentações do portátil. Com extras de podermos ligar um teclado ou comando para controle dos eixos podendo a partir daqui enviar os .gcodes via browser noutro PC. A instalação do CNC.JS foi feita no Armbian seguindo o tutorial da pagina oficial.

Além deste aplicativo também instalei o OctoPrint para controle remoto de impressão 3D e corre sem espinhas com alguns plugins instalados e tudo. Suporta streaming de video por webcam muito bem tanto no CNC.JS como no OctoPrint. Testei inclusive video em 720p a 25fps numa SJCAM4000. O OrangePi Zero aguenta-se bem!

Mas nem tudo é bom, este OrangePi Zero é uma placa que aquece facilmente e não têm qualquer dissipador. Para terem uma ideia e mesmo sabendo que a onde tenho esta placa facilmente estão temperaturas perto dos 30 graus. A temperatura no OrangePi Zero é sempre a subir chegando aos 70 e tal graus em idle ao fim de 1 hora ligado. Em funcionamento puxando pelo chipset bloqueou varias vezes quando ultrapassou os 80 graus.

A solução que encontrei foi furar a caixa do Orange e adaptar claro um ventilador de 5V ligando diretamente aos gpios do OrangePi Zero.


Resultou que consigo manter a placa entre os 50 e 60 graus. Fora isto esta placa seria um sucesso é no polo norte ;)

3 comentários:

  1. O meu era para ser um home assistant, mas como a Google complicou a cadeira, está como print server. Nunca crash ou, mas tem uns problemas com a porta de rede e o Wi-Fi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas trabalha sem dissipador ou ventoinha ? O meu não, pois bloqueava ao fim de 2 ou 3 horas com o aquecimento ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: