quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Correr programas do DOS no Windows 10 de 64 bits!

A semana passada numa instalação do Windows 10 versão de 64 bits num computador de uma colectividade columbófila, fiquei com um pequeno problema! Um dos programas a usar corria em ambiente DOS e mesmo na linha de comandos do Windows, esse programa não abria.

O resultado de ter um Windows 10 actualizado é perder algumas das funcionalidade passadas como o suporte ao ambiente DOS. Certamente que haverá mais formas de contornar este problema, mas eu só me lembrei de uma... provavelmente por gostar e usar muito emuladores a solução que encontrei foi o DOSBox.


O DOSBox é um super-emulador que emula um IBM PC e possui uma enorme compatibilidade bem acima dos 90% dos computadores de outrora.

Passando à explicação e como exemplo que servirá para muitos outros, o programa de DOS que queria correr pertence ao sistema Unikon para registo da chegada de pombos. Este sistema data dos anos 90, mas é utilizado ainda hoje em grande percentagem pelos columbófilos praticantes.

Descarregando e instalando o DOSBox, ao abrir o executável a linha de comandos mostra-nos a drive Z:

A partir daqui teremos que colocar o executável do sistema Unikon, que é o uni.exe numa pasta para acesso fácil como por exemplo a pasta c:\unikon

Dentro da linha de comandos do DOSBox digitamos então:

mount C C:\unikon

E com a pasta montada:

C:

Já com o DOXBox na drive C e na pasta unikon basta digitarmos uni.exe para abrir o programa;

uni.exe


Há muito tempo atrás usava-se bastante às portas COM e as portas paralelas e este sistema da Unikon requer um ligação a porta COM do computador para poder comunicar e alterar, salvar dados.

Para que fique funcional no DOXBox temos que dizer qual a porta que queremos utilizar e fazemos isto da seguinte forma:

serial1=directserial realport:com1

Com este comando estamos a indicar que no computador usamos a porta COM1 na ligação. Este comando obviamente terá que ser executado antes de abrir a unikon com uni.exe. E voilà... temos o bom do DOS a funcionar outra vez.

Esta serie de comandos pode ser adicionada no ficheiro dosbox.conf de modo a facilitar bastante em que num único clique abrimos e estamos a usar o programa.

Tratei de fazer um "dosbox portable" que retirei do PortableApps e automatizei todo este processo, ou melhor tudo o que escrevi em cima de modo a que num único clique fica funcional em qualquer computador. Nesta opção não é necessário instalar o DOSBox, e para funcionar em qualquer computador Windows basta fazer o unzip do ficheiro e coloca-lo na raiz da drive C.

Dentro da pasta DOXbox-Unikon o executável é o DOSBoxPortable.exe. Este abre logo o programa da Unikon num duplo clique e é deste executável que podem fazer um atalho. Dentro da pasta vão encontrar uma que é a unikon. Nesta estão os dados do vosso relógio columbófilo.
Para espreitarem a configuração, o ficheiro dosbox.conf esta na pasta dosbox-unikon/data/settings.


Este acaba mesmo por ser um exemplo pratico da utilização de programas DOS numa maquina com o Windows 10, versão de 64 bits. Pegando neste exemplo é fácil pois adaptar a outras necessidades e a outros programas que teimam em não rodar no novo Windows.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: