Praticamente a primeira compra do ano, um novo computador portátil!
Há muitos anos que não uso por assim dizer um computador portátil para o lazer e para às brincadeiras aqui de casa. Ainda que no ano passado tenha comprado um Teclast F7 Plus para poder adicionar alguma mobilidade acabei por ficar desiludido com ele porque para fazer algo mais do que Office internet ou Youtube é para esquecer.
O desktop atual que tenho é um i3 6100 com 8GB de RAM e sendo um computador perfeitamente capaz para muitas tarefas, inclusive jogos a 720p. Acabou por tornar-se insuficiente quando pretendo correr algumas maquinas virtuais e alguns programas desenho e 3D em que com algo mais do que um i3 sabemos que fará a diferença.
Não esquecer também algum do uso que faço com computadores é em ambiente Linux e por norma passamos melhor com computadores mais modestos em Linux do que utilizando o Windows.
Não foi muito difícil a escolha... objectivo ficar abaixo da barreira psicológica dos 1000€, segundo objectivo ter 16GB de RAM, e por fim ter um Core i7 de ultima geração.
A placa gráfica dedicada não era um item obrigatório na escolha mas por vias de incerteza no que toca depois ao desempenho em desenho 3D passou a ser item obrigatório na escolha.
Praticamente não vi mais nada do que os portáteis gaming que são computadores sempre bem optimizados e a escolha recaiu no MSI GF63 Thin adquirido na PCDiga por 999€.
A experiência neste primeiro mês de uso tem sido bastante satisfatória... o desempendo do CPU é tremendo comparado com o que estava habituado e com esta maquina já consigo facilmente ter outra maquina virtual com 8GB de Ram e 4 ou 6 cores reservados que não se passa nada ou quase nada.
Em desenho no Fusion 360 também se nota a performance extra quando temos desenhos muito completos. E experimentando os jogos, o Forza Horizon 2 é na boa a 1080p com muitos filtros activados. Que delicia de jogo!!! O disco então via PCIe traz uma rapidez que o torna 4 a 5 vezes mais rápido que um disco SSD com interface SATA.
O que gosto menos no portátil... a bateria, mais uma vez longe do anunciado pelo fabricante e ainda não passei mais do que 4 ou 5 horas sem ligar o carregador. Em modo gaming então com tudo no máximo 2 horas de bateria e não passa disso. O facto de só ter uma saída de video, OK que é HDMI 4K mas para ligar dois monitores externos não dá! O ecrã que sendo de nível IPS e 1080p têm uma qualidade geral inferior ao meu Teclast F7 Plus, ainda não os coloquei lado a lado mas parece-me inferior sem duvida.
Deixo alguns benchmarks:
Sem comentários:
Enviar um comentário