domingo, 21 de junho de 2020

Arcade Bartop "completa" com desenhos e material de construção partilhado!

Neste ultimo mês acabei por fazer na realidade a minha primeira maquineta Arcade completa. Já tinha feito alguns projectos destes mas nunca em forma de cabine, esta é pois mesmo a primeira!


Foi desenhada com o TinkerCad em 3D para poder ver como ficaria tudo antes mesmo de começar para um ecrã de 8" de aspecto 4/3. O painel para os botões também tive o cuidado de não faltar espaço para às mãos. E o ângulo do painel dos botões e o da montagem do ecrã estive-se também na posição ideal. A bartop não deixa de ser um brinquedo, mas é um brinquedo para funcionar a valer. 
Não gosto de muitas construções Retro que vejo em que me pergunto se são apenas amostras que não servem para jogar e tentei sempre contrariar essas na construção desta cabine.



Todos os desenhos em 2D no formato .SVG são para corte numa CNC. Usei contraplacado de 10mm de espessura e nos desenhos, nas duas laterais grandes existem às caixas para efectuar "pocket" de 5mm e em que são esses 5mm que fazem encaixar depois todos os outros painéis usando cola branca para madeira. Montagem é muito fácil portanto. O encaixe do ecrã foi feito com cola quente e depois fixado com ajuda de "bocados" de madeira, Falta desenhar um painel para um encaixe perfeito do ecrã interiormente. Coisa que não cheguei a completar.

As dimensões totais são cerca de 250mm de largura, 340mm de fundo e 365mm de altura. A board que utilizei foi um Raspberry Pi 4, mas na verdade existe "acho" que espaço por dentro para encaixar  por exemplo uma board mini-itx colocada numa posição vertical para algo mais potente ou para mais sistema emulados por assim dizer.





A CNC para cortar isto, têm que ter uma área mínima de 340mm X 380mm. Para decoração utilizei ainda desenhos gravados a laser na mesma CNC. 

Todos os desenhos e a lista de material estão na minha conta do Thingiverse para quem quiser replicar esta maquina ou mesmo para quem quiser modificar o que quer que seja. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: