sábado, 20 de fevereiro de 2010

GeeXbox na Wii, a consola Media-Center:

Esta solução de colocar a pequena consola da Nintendo, a Wii a ler ficheiros de áudio e vídeo não pretende substituir de forma alguma os vossos PopCorns, WD TVs, ou mesmo os vossos HTPCs personalizados...... surge apenas como um complemento ou segundo Media Center que podem utilizar na visualização de ficheiros de multimédia numa outra divisão da vossa casa como os quartos por exemplo...

O excelente GeeXbox “há bem pouco tempo falei nele” possui uma versão instalável para a Wii para lhes dar as capacidades que lhes faltam para a reprodução de conteúdos multimédia...


A Wii é uma consola limitada em termos de hardware e não optimizada para a leitura de vídeos por isso se ainda não se renderam a Geração HD e aos vídeos que circulam por ai em .mkv de 720p e 1080p então a Wii pode ser o vosso Media Center de eleição, pois tecnicamente ela rodará qualquer vídeo SD.... dizendo isto de forma mais clara, ela rodará os vossos backups de 700mb ou 1400mb, os DVDRIPs, BDRIPs, BRRIPs, e etc, desde que os vídeos não tenham resoluções muito grandes.

Para a instalação do GeeXbox na Wii é preciso que tenham primeiramente o Homebrew Channel instalado (vejam aqui como podem fazer isso) ou procurem no Google que ele é amigalhote. Depois é efectuarem o download da versão do GeeXbox para a Wii, fazendo a extracção do arquivo para um cartão de memoria SD formatado em FAT/FAT32 a utilizar posteriormente na Wii.

Com esta versão do GeeXbox poderão ler os ficheiros multimédia em cartões SD, ou em discos externos USB que podem ligar directamente na Wii, e melhor ainda em rede e em pastas partilhadas noutros computadores ou noutro tipo de armazenamento com as partilhas previamente definidas....

Para visualizarem os ficheiros em rede recomendo que usem um adaptador de Ethernet para USB... eu uso este bem baratucho (podem adquirir na Divineo.es):


Esta versão do GeeXbox possui ainda mais alguns extras bem interessantes com destaque para as varias ligações por Bluetooth... e que sendo uma aplicação 100% customizável pode ser afinada ao gosto de cada um, resta-me dizer que com base no Mplayer não existe formato algum de vídeo que não seja lido... isto claro desde que sejam conteúdos em SD. :)

Fiz um vídeo da minha Wii com o GeeXbox, e como vídeo de exemplo utilizei o conhecido e primeiro open-movie o Elephant Dreams que podem descarregar aqui no Arquive.org. Este vídeo é codificado em DivX5 e possui a resolução de 720x400, uma resolução até superior aos habituais dvdrips...

Espero que aproveitem esta dica :)

4 comentários:

  1. Impressionante!
    Não estava a imaginar a Wii com uma habilidade dessas...
    Eu que até acho cativante a ideia de meter uma Wii no quarto dos meus filhos e com isso juntava mais uma situação que pretendia resolver para verem os Mickeys e animações que tenho.
    Eu ainda não sou dos que chegou á "geração HD" e condições como esta solução para a TV CRT medio tamanho que têm no quarto dá que pensar.
    Boa dica, Nasp!

    ResponderEliminar
  2. Eu quero aproveitar esta dica!
    Só uma dúvida, ainda tenho a Wii há pouco tempo mas será que dava para fazer estes downloads directamente pela Wii já que tenho wireless em casa?

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. @Nekas

    Não sei se percebi bem a tua duvida.. mas os downloads que tens que fazer são no computador para o cartão de memoria.

    Se perguntas se é possivél aceder aos ficheiros em rede só com o Wifi da Wii, eu penso que sim mas terás que experimentar, apenas digo-te que nunca será melhor que o adaptador de Ethernet para USB, pois com o Wifi a ligação será mais fraquinha e não sei se dará para fazer stream de um filme de 700mb por exemplo.... se tiveres a Wii pertinho do router, talvez dê.

    Mas podes sempre usar penUSB, e discos rigidos externos USB.

    ResponderEliminar
  4. Não é bem assim como Nasp descreveu, se instalares (com um cartão de memoria) o Homebrew browser deixas de precisar de posteriores instalações por cartão de memória. Uma dica que pode ser mais complicada do que parece.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: