sexta-feira, 23 de abril de 2010

A prepósito do Street Fighter IV no iPhone...

Com a chegada da Wii e do Wii-Remote o antigo comando clássico das consolas que em tantos e tantos anos têm acompanhado os jogadores mais Old School em outras tantas jogatanas ao longo dos tempos acabou por sofrer um forte abanão. Tudo no sentido em que deixa de ser o comando principal logo de uma consola da nova geração.


O Wii-Remote com todos os seus acelerômetros e o seu sistema de infravermelhos também revolucionário, juntamente com o seu alto-falante embutido são factores que mudaram a maneira de jogar jogos de vídeo em casa.

A verdade é que alguns dos jogadores ditos Old School Gamers souberam adaptar-se ao novo conceito trazido pelo Wii-Remote, e ainda chegaram muitos mais que até aqui eram jogadores de ocasião. Alguns deles nunca experimentaram um verdadeiro comando clássico no passado e por isso o Wii-Remote acabou por ser o seu primeiro comando.

Numa próxima consola da Nintendo o Wii-Remote manterá o comando clássico na sua retaguarda, mesmo que acabe por não ser ele próprio o comando principal.


Continuando nestes novos tempos de mudança vamos adiantar a nossa maquina do tempo para o final deste ano e prever o Projecto Natal da Microsoft que vai resultar no esperado rejuvenescimento da Xbox360...


O Projecto Natal é a evolução do Wii-Remote num novo sentido totalmente sem comandos ou joysticks tornando o ambiente ai de casa em volta da Xbox360 e dos jogos de vídeo pelo menos muito mais sociais.

O Natal será uma forma muito mais aperfeiçoada de o jogador transmitir os seus movimentos corporais para a personagem que interpretará no jogo. Todo o corpo incluindo o reconhecimento facial e vocal será suportado. Natal é ele próprio uma evolução do que já vimos na Câmara Eye e do jogo EyeToy da PS3, essa consola que se arrisca assim a ficar apenas e só conhecida como a primeira com suporte Blu-Ray.


O sucesso deste Projecto Natal dependerá pois só do software porque no hardware ele estará garantido e será igualmente aceite tal como o Wii-Remote o foi e tal como este deixará o comando clássico fora do lugar principal do pódio no futuro do entretenimento doméstico que os jogos de vídeo proporcionam.

No meio desta evolução e como propósito principal deste artigo temos o iPhone e a sua não menos revolucionária tela sensível ao multi-toque com um vidro de qualidade óptica assinalável a permitir adiantar no tempo imensas cenas SciFi que vimos nos filmes e na ponta dos dedos dos seus actores.


O iPhone também como plataforma de jogos usa essa tela óptica para controle dos jogos, com os fabricantes de software a possuírem a liberdade de criarem comandos virtuais na tela em conjunto com o aproveitamento ou não do acelerômetro interno e do sensor de proximidade do smartphone de sucesso da Apple.

Com a chegada no mês passado do Street Fighter IV à App Store da Apple chega também uma nova evolução ainda maior do que qualquer Wii-Remote ou Projecto Natal!!!

Qualquer coisa de inimaginável para os jogadores mais velhos ou novamente para os Old School Gamers que são as maiores testemunhas disso mesmo... Street Fighter é o exemplo puro e duro do uso do comando clássico e do joystick rígido com resposta rápida aos movimentos mais bruscos dos dedos e das mãos do jogador.


Street Fighter é o jogo responsável por N de comandos, botões e joysticks rebentados de tanta jogatana, plástico estalado e botões revirados que eu e muitos dos outros Old School Gamers só imaginávamos ver subtituidos por outros comandos pelo menos iguais... pois jamais, jamais pensaria que tamanha jogabilidade fosse reproduzida em comandos virtuais num espelho ou numa tela que responde aos toques dos meus dedos.



Há aqui uma grande diferença entre o Remote/Natal e o Multi-toque, e quem passou pelas maquinas Arcade dos anos 80 e 90 sobe distigui-la na perfeição, restando a esses apenas a ilusão de imaginar o antes inimaginável futuro Arcade na tela óptica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: