sábado, 31 de outubro de 2009

O Mundo de Pandora e de James Cameron.

Pandora é o planeta dos Na'vi que veremos no filme Avatar. Um belo e rico planeta com varias formas de vida que James Cameron criou no seu imaginário há alguns anos atrás, e que agora reunido com os melhores técnicos levou finalmente para o cinema

Este vídeo de cerca de 4 minutos mostra bem um pouco desse  belo e rico mundo que estamos prestes a descobrir.... é  Cameron no papel de Deus!


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lançamento do Ubuntu 9.10 Karmic Koala.

Já esta disponivél o novo Ubuntu 9.10 Karmic Koala, desta vez ainda mais rápido com uns anunciados 30 segundos de boot!


Quanto às principais novidades na distribuição conta-se a integração com o Ubuntu One, o novo Centro de software do Ubuntu, a substituição do Pidgin pelo Empathy e as actualizações do Gnome, do Kernel e restantes aplicações de código livre.

Não se distraia e faça já o download do novo Ubuntu :

Ubuntu 32Bits | Ubuntu 64Bits | Ubuntu Netbook Remix

Links de download do mirror Português de software de código livre Darkstar.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CH3SNAS - Montar discos de rede (NFS) no Ubuntu - 1ª Parte:

Este pequeno howto é muito simples e servirá para aceder a ficheiros e pastas pela rede através de NFS (Network File System). Os Ficheiros encontram-se no NAS da Conceptronic CH3SNAS e serão acedidos por um computador com o Ubuntu.

Os discos de rede serão montados logo no boot do PC e podemos utilizar as pastas e os ficheiros através do explorador do Ubuntu tal como se fossem discos internos no PC!

  1. Firmware da ch3snas tem que ser pelo menos a 1.03 no entanto recomenda-se sempre a utilização da ultima fw, a data deste howto é a 1.05b5. Download aqui!
  2. A ch3snas têm que estar já fun-plug.d (fun_plug 0.5) Como proceder? Podem ver por exemplo aqui neste meu howto anterior.
- Vamos aceder ao NAS por telnet, assim na consola do Ubuntu digite : (utilize o ip da sua ch3snas)

telnet 192.168.1.20

- Vamos activar o NFS, e depois reiniciamos a ch3snas :

chmod a+x /mnt/HD_a2/ffp/start/nfsd.sh

sudo reboot

- Continuando na consola precisamos de um pacote de software para o Ubuntu e vamos instala-lo:

sudo apt-get install nfs-common

- Vamos cria o ponto de montagem no Ubuntu editando o ficheiro fstab:

sudo gedit /etc/fstab

- No final do ficheiro cole a seguinte linha :

CH3SNAS:/mnt/HD_a2 /home/nasp/CH3SNAS/NFS/ nfs rsize=8192 and wsize=8192,noexec,nosuid

- Antes de guardar o ficheiro altere a seu gosto, onde :

CH3SNAS:/mnt/HD_a2/ - Nome do servidor e pasta que estamos a montar, neste exemplo estou a montar todo o disco 1.

Outros EX : 192.168.1.20:/mnt/HD_a2/data/videos/ ou ch3snas:/mnt/HD_a2/musica

/home/nasp/CH3SNAS/NFS/ - Pasta local no Ubuntu onde teremos acesso aos ficheiros da rede.
É muito importante criar as pastas antes
, neste caso criei a pasta CH3SNAS e a subpasta NFS, tudo na minha home folder........... a casa do Nasp :)

Outros EX: /home/deanna/documentos/ ou /home/james/imagens/avatar/

Caso pretenda fazer o mesmo para o disco 2 da ch3snas tem que adicionar uma segunda linha no fstab, agora para : ch3snas:/mnt/HD_b2/ , não esquecendo da criação das pastas na home folder.

E pronto acho que não me esqueci de nada.... reinicie o Ubuntu.

Testado no Ubuntu 9.10 RC e na Ch3snas com fw 1.05 (31-12-2008).

Na 2ª Parte deste howto, vamos configurar basicamente o mesmo mas para um acesso a redes Windows (Protocolo samba na ch3snas).

domingo, 25 de outubro de 2009

É com três pintas que se desenha um Koala!

Desta vez a equipa responsavél pelo Merchandising do Ubuntu está mesmo de parabens! Para o lançamento da nova versão do Ubuntu que têm o nome de codigo Karmic Koala, temos estão a seguinte t-shirt :Nem acredito que eles conseguiram desenhar basicamente um Koala com ás três pintas, excelente trabalho! A Canonical esta forte em todas as frentes..... e ainda bem! :)

A Canonical por enquanto só oferece os CDs do Ubuntu.... por isso se quiserem uma t-shirt destas podem compra-la aqui na Loja Online. Compre a sua!!!


Todas as compras para o Continente Europeu chegam de Inglaterra em 1 ou 2 semanas, por isso não há perigo da alfândega. Fala quem já lá fez compras :)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Uncharted 2 - Uma grande aventura na PS3

Uncharted 2 : Among Thieves parece um produto saído de Hollywood, este soberbo jogo da PS3 parece quadriplicar todo o sucesso que o titulo original em 2007 conseguiu!

Ao ler as primeiras análises do jogo parece que já esta encontrado o jogo do ano! Na exigente GameSpot levou com um 9.5 e na GameRatings as reviews colocam o jogo já entre os 10 melhores títulos de sempre!!!!

Podem ler uma análise completa do Uncharted 2 feita pelo Mário Ferreira no blog This is Your Amiga Speaking.

Vídeo review na GameTrailers :



O Regresso de James Cameron

"Cameron on a studio lot in Los Angeles, in the armored suit worn by one of the characters in “Avatar.” He says, “This film integrates my life’s achievements. It’s the most complicated stuff anyone’s ever done.” Photograph by Martin Schoeller."

Acabei de ler um longo artigo de 12 paginas sobre o James Cameron no The New Yorker. Este artigo é um perfil muito completo sobre o cinema de Cameron que contém também alguns depoimentos e historias verdadeiramente inspiradoras contadas por actores e outros colegas de profissão. Um excelente trabalho de jornalismo feito pela Dana Goodyear.

É uma leitura obrigatória e até engraçada para os fans deste louco e brilhante fazedor de filmes que é o James Cameron!

Cameron é definitivamente o Rei do Mundo...... E Avatar já esta tão próximo :)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Power to You - Anúncio da Vodafone com a Eva Mendes

Quem é que ainda não soltou uma gargalhada nos segundos finais do novo anúncio televisivo da Vodafone em que aparece a bela actriz de origem Cubana Eva Mendes ?

O anúncio foi filmado no estrangeiro e têm a voz Portuguesa do actor Carlos Afonso ( o Bondage ), acho que é um dos melhores anúncios que vimos nos últimos tempos, muito engraçado mesmo!!


PODER PARA SI

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Karmic Koala CD/DVD Labels

Estamos a 8 dias do lançamento do Ubuntu 9.10 Karmic Koala..... assim e para começarmos a preparar os CDs que vamos distribuir e oferecer pelos familiares e amigos, aqui ficam estas bonitas lables para imprimir em CD ou DVD de modo a tornar a oferta mais apelativa :


Estas labels são uma criação do usuário vinutux, e podem fazer o download delas aqui no gnome-look.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Acabei de Ver - Orphan (2009)

A Órfã é o mais recente filme do Espanhol Jaume Collet-Serra, autor do remake da Casa de Cera em 2005. E conta a historia de uma jovem Orfã de 9 anos que ganha a simpatia de um casal jovem que vê em Esther (a Órfã) a oportunidade de reviver a felicidade perdida após a perda de um terceiro filho vitima de uma morte prematura ainda no útero da mãe.

Desenganem-se aqueles que esperem que a Órfã seja mais um filme de terror. Na realidade até é um filme difícil de classificar algo no meio entre o horror e o thriller para M18, pois a menina de 9 anos não é uma menina como às outras.

Os actores principais são excelentes com destaque para a soberba Vera Farmiga "sempre em grande forma" aqui no papel de mãe da menina de comportamento "esquisito" e improprio para a sua idade!

Na realidade todo o interesse deste filme reside na surpresa com que vimos o desenrolar das cenas da Esther, ficamos surpresos e a pensar qual é o terrível segredo desta menina?

O filme resulta muito bem, muito por culpa do argumento que é genial, e mais uma vez ".. eu digo isto sempre que encontro argumentos bons.." fico com a sensação que fica a faltar um bocadinho para este filme se tornar um clássico.

Mas as minhas melhores palavras são para a Isabelle Fuhrman que está GIGANTESCA no papel de Esther, a caracterização da personagem deixou-me completamente rendido, as cenas finais tornam a coisa ainda mais inacreditável quando feitas por uma jovem de 12 anos de idade!!!!

Se gostam de emoções fortes, Orpahn é um filme QUE NÃO DEVEM PERDER....

terça-feira, 13 de outubro de 2009

NZBGetter - Um script em PHP para ficheiros .nzb

NZBGetter é um novíssimo script em php para sistemas baseados em Linux para sacar ficheiros .nzb de sites de NZBs. Os ficheiros são apanhados e colocados numa pasta que pode muito bem ser uma "watch folder" de um cliente de usenet a correr em segundo plano como o NZBGet.


Os ficheiros .nzb são apanhados seguindo um critério de palavras definido pelo utilizador ( imagens, wallpapers, freeware games, etc). Tudo fica gravado, depois pode-se criar uma tarefa com múltiplas pesquisas para o script correr automaticamente de X em X horas de modo a sacar os .nzb segundo o critério colocado-os na tal watch folder do cliente. Se quisermos ainda recebemos esta informação via Twitter!!

Por exemplo imaginem que andam a seguir uma serie de vídeos, assim programa-se o nzbgetter de X em X horas para verificar se já existe novo vídeo na serie, se existir o download do nzb é efectuado. Útil não ?


NZBGetter vêm definido para trabalhar com os sites tvnzb e nzbindex, não sei se funciona em outros pois ainda não tive tempo de experimentar. Posso apenas dizer que funciona "out_of_the_box" na minha ch3snas.

O NZBGetter pode correr em routers, foneras, popcorns, e NAS desde que tenham :
  • Linux based system
  • PHP 5
  • PHP cURL ( ou o wget )
  • Web Server ( como o Apache ou o Lighttpd )
  • cronjob ( para agenda de tarefas )
A instalação é muito facil, no meu exemplo basta extrair os ficheiros na pasta www do lighttpd, o NZBGetter fica acessivél depois em:

http://ip_da_minha_ch3snas:8080/nzbgetter

Depois é só seguir a pequena configuração e definir onde se encontra a watch folder para logo começar a pesquisa :)

Este espantoso script é desenvolvido pelo Youri Tromp, os meus agradecimentos por esta pequena maravilha que funciona mesmo!! BIG THANKS, and KEEP THE GOOD WORK!

PS: Para instalarem o NZBGet e o Lighttpd e juntarem tudo isto na Ch3snas, podem ver aqui e aqui os meus anteriores howtos.

http://sourceforge.net/projects/nzbgetter/


Um nerd na Musica ?

Gary Go no seu single de lançamento Wonderful :



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desempacotando o meu Fonera 2.0n

Chegou hoje pelo correio o meu fonera wireless N... No dia 23 de Setembro a FON pós a venda na Europa o seu mais recente router o Fonera 2.0n, logo no dia seguinte reservei uma unidade para mim!

As principais novidades neste router da FON em relação aos seus anteriores modelos não são só esteticas! Pois agora e finalmente já temos 4 portas ethernet disponíveis, a norma wireless actualizada para 802.11n e claro, a util porta usb 2.0 colocada agora na parte frontal do router para ligação de discos rígidos, webcams, usbpens e pens 3G!

Para além do serviço de partilha da FON com os seus 2 SSIDs, um privado e um publico para "vender-mos" Internet, este fonera vêm carregado com uma panapolia de utilitários que vão desde cliente de torrents, download manager que funciona com contas rapidshare e megaupload, ou o ainda melhor uploader de vídeos e fotos para os principais serviços como o Youtube, Flickr, Facebook e etc... Este fonera é um "expert" que até nos manda mensagens sms de estado via twitter!! :)

Logo para experimentar o Youtube uploader, fiz este pequeno vídeo desempacotando o fonera:



Mantenham o F5 ligado aqui no blog, porque nós próximos dias vou testar melhor este bichinho.

NOTA IMPORTANTE: Nos modelos que a FON está agora a distribuir existe um bug na fw que afecta os utilizadores de língua Portuguesa que utilizem um browser em PT ou PT_BR. O bug não permite ter acesso as configurações do router como esta explicado aqui neste forum. A resolução é muito simples, basta usar um browser temporariamente num idioma diferente para aceder ás configurações do fonera é efectuar o update de firmware disponivél que corrige precisamente este bug. Depois do update já podemos "brincar" com o fonera em PT :)

Die Flut

Die Flut é o maior hit em língua Alemã que vivi em 1998 na minha longa estadia na Alemanha. Um clip que vi e ouvi em tudo o que era sitio.

Isto tudo só porque recordar é viver....

Peter Heppner and Joachim Witt - Die Flut

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...